terça-feira, 22 de novembro de 2011

Conhecendo um pouco da Técnica Thompson de Quiropraxia


Criada pelo Quiropraxista Dr. Joseph Clay Thompson, a técnica tem como base o princípio de que o corpo possui uma tendência natural ao equilíbrio (homeostasis) e que demonstra distúrbios orgânicos através de adaptações estruturais.

Para desenvolver suas novas propostas de ajustes, Thompson se baseou na 1ª lei de Newton “Um corpo permanece em repouso ou movimento línear até que seja influenciado por forças a ele impressas” desenvolvendo então o sistema de Drops, mecanismos adaptados à maca (ou mesa) de Quiropraxia.

Com o uso do Drop, os ajustes conseguem atingir alta velocidade mais facilmente, de maneira ainda mais delicada com o paciente e ao chegar no final do impulso dado pelo Quiropraxista sobre a vértebra subluxada, as demais vértebras em contato com o drop cessam seu movimento enquanto que a subluxada continua até seu ponto terminal, no qual ocorre a correção.

Apesar de ser uma técnica que ajusta toda a coluna (se necessário), Thompson prioriza regiões como Cervical e Pelve, dentro de um sistema hierárquico.

O Leg-Check (checagem do comprimento das pernas) é fundamental para Thompson, visto que ele indica se há ou não uma determinada subluxação, e o padrão de subluxação no qual determinado paciente se encaixa.

Os principais padrões em Thompson são: Síndrome Cervical, Síndrome Cervical Bilateral, Derefield Negativo, Derefield Positivo e X Derefield. Essa nomenclatura é uma maneira de simplificar a descrição desses padrões de subluxações de Sacro, Cervical, Ílio, etc.

Dentre muitos outros motivos, Thompson Technique faz sucesso por seu ajuste mais leve permitir ainda mais segurança e conforto ao lidar com pacientes idosos/senis ou que sofram de algum tipo de desmineralização óssea.

Como contra indicações: histórico de fratura ou diferença anatômica no comprimento dos membros inferiores e degeneração severa de quadril.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Técnica de Gonstead para cervical: Análise radiológica e Técnica Cervical Chair

No fim de agosto participei na Universidade Anhembi Morumbi do curso de Gonstead para cervical ministrado pelo Quiropraxista Ricardo Fujikawa, pelo qual tenho grande respeito e admiração.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Quiropraxia & Medicina


Descontentes com o modelo médico atual, muitos pacientes e estudantes de Quiropraxia acabam caindo no erro de considerarem a Quiropraxia melhor que a Medicina.

Esse tipo de comparação é inviável! Estas duas profissões são ótimas no que se propõem a fazer. Enquanto os Doutores Médicos estão preocupados em descobrir qual doença está acometendo o paciente e qual a melhor conduta para tratar e curar este paciente, o Doutor Quiropraxista procura olhar para o Paciente independente de sua condição (doença, lesão,etc.) vendo naquele ser humano as suas trilhões de células funcionando. Algumas talvez de maneira inadequada. Mas o que importa agora é realizar os procedimentos Quiropráticos para permitir à esse corpo humano funcionar da melhor maneira que ele é capaz! Funcionar com 100% de sua performance!

A saúde das pessoas melhora com a Quiropraxia devido à essaoportunidade que o corpo tem de funcionar a todo vapor, sem interferências no Sistema Nervoso. Isso não melhora apenas a saúde, mas tudo que a pessoa faz, ela passa a fazer ainda melhor!

Imaginem uma criança que tira média 7 na escola. Pratica atividades físicas com relativa normalidade, gosta de games, foge um pouco da lição de casa. A mãe então percebe que esta criança está levemente “torta”, pendendo para a esquerda.

Obviamente preocupada, esta mãe leva seu filho ao Ortopedista que lhe explica que seu filho tem ESCOLIOSE, que não há muito o que se fazer visto que Escoliose não tem sua causa bem entendida, não tem um tratamento estabelecido e comprovado e muitas vezes sequer é sintomática (sequer traz problemas).

Um pouco mais tranqüila a mãe volta para sua casa e resolve pesquisar um pouco até que descobre uma profissão “especialista em coluna”, a tal Quiropraxia

Ela cria então esperanças de que seu filho se “endireite”!

No consultório do Quiropraxista, o Doutor explica que não existe tratamento bem estabelecido para escoliose, mas que o que ele pode fazer é verificar se seu filho está com alguma vértebra levemente desalinhada prejudicando a livre comunicação do cérebro com o restante do corpo. Sem entender muito bem o que isso quer dizer, a mãe se certifica de que não fará mal e de que trará benefícios para seu filho.

Em pouco tempo, o Quiropraxista verifica e ao encontrar uma dessas vértebras levemente desalinhadas realiza um procedimento bastante peculiar chamado AJUSTE, devolvendo à essa vértebra sua funcionalidade adequada.

Ao final da consulta, a mãe agradece e tem a impressão de que o filho está menos “torto”, mas nada muito convincente.

Cerca de dois meses depois a mãe volta ao Quiropraxista e lhe agradece imensamente!

“Seu filho melhorou da escoliose?” Pergunta o Quiropraxista.

”Não reparei!” comenta a mãe, “Mas sei que suas notas melhoraram, hoje sua média é 9, ele está participando do time de futebol da escola, faz os deveres dentro dos prazos e somente depois vai brincar! E se tornou ainda mais amável com todos! Não sei como fez isso, mas muito obrigada!”

Quando nosso cérebro pode coordenar o corpo sem interferências, uma coisa incrível acontece, uma só: A Vida Plena!

Esse tipo de história é bastante comum entre os Quiropraxistas e pacientes da Quiropraxia, mas não foi colocada aqui para mostrar que a Quiropraxia é “Superior” mas sim para mostrar que é DIFERENTE!

Quantas vidas são salvas por Médicos a cada segundo? Quantas pessoas se livram de suas doenças graças aos medicamentos que lhes são receitados pelos Médicos?

Quantas famílias foram reestruturadas graças à Quiropraxia? Quantas curas “””inexplicáveis””” aconteceram?

Cada qual têm seu lado maravilhoso; Respeito mutuo e entendimento das duas profissões é o que importa para os profissionais e pacientes.


Eu me consulto regularmente com Quiropraxistas e com Médicos, você deveria fazer o mesmo!

fonte: http://atlasdequiropraxia.blogspot.com/

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Quiropraxia Ocupacional





O Programa Terapêutico  de Quiropraxia Ocupacional destina-se às empresas que se preocupam com o bem-estar de seus funcionários e, buscam em seus programas de qualidade de vida, atividades terapêuticas, que atuem na promoção da saúde e na prevenção de doenças ocupacionais de seus funcionários.


Vantagens de ter um programa de Terapias Ocupacionais:

- Promoção do bem-estar e melhoria da capacidade produtiva dos funcionários.

- Tratamento e prevenção de desordens neuro-músculo-esquelética dos funcionários.

- Maior valor agregado para a imagem da empresa, e aumento da satisfação dos funcionários.

- Redução de custos com saúde para a empresa.

- Informações Adicionais pelo e-mail: viopraxia@yahoo.com.br

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Técnicas Utilizadas




A quiropraxia é uma profissão. Dentro dela existem inúmeras técnicas que utilizamos para a melhora dos nossos pacientes. Todas tem como base o princípio da quiropraxia que é o de olhar para o paciente como um todo, visando reestabelecer a comunicação do sistema nervoso com as demais regiões do corpo, permitindo com que o corpo possa se reorganizar, melhorando a saude e, consequentemente, diminuindo as dores. Cada uma das técnicas é mais indicada para um tipo de condição ou doença. Conheça algumas das técnicas que utilizo em meu consultório:

1) Diversificada : ajustes rápidos e precisos visando o realinhamento da coluna e o controle da dor. É a técnica mais utilizada dentro da quiropraxia.

2) Activator (AMCT): ajustes realizados por meio de um instrumento, sem a realizações de torções ou estalos. Indicado para pacientes com dor aguda e hérnia de disco.

3) Sacro Occipital Technique (SOT): é uma técnica completa que visa a melhora da saude e a diminuição da dor do paciente. Indicada para pacientes com hérnia de disco, enxaqueca, etc...

4) Graston: indicada para dores musculares.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Quiropraxia Sorocaba

Horário de Atendimento
 Segunda à Sexta das 9h às 19h, e aos Sábados das 11h às 15h, favor agendar com antecedência
  Tel. (15) 3233-0946 ou 3013-2787



quarta-feira, 8 de junho de 2011

Conhecendo um pouco do Activator Methods - Ativador

O Activator Methods (AM) trata-se de uma técnica de Quiropraxia que utiliza um protocolo para avaliação e um instrumento para o ajuste. Estimas-se que atualmente, o Activator é o instrumento de ajuste mais usado no mundo!

Sua avaliação tem como base o Leg Check (checagem do comprimento das pernas) usando-o como parâmetro para os testes que indicam as subluxações.

São três tipos de testes que o AM utiliza para encontrar as subluxações:

1- Testes de pressão – São estímulos à favor da correção da subluxação.

2- Testes de estresse – São estímulos à favor da subluxação, ou seja, que contribuem com ela.

3- Testes de Isolamento – São movimentos específicos, realizados pelo próprio paciente, que auxiliam à encontrar disfunções neuro-articulares em um segmento motor.

Após encontrar uma dessas disfunções e, seguindo o protocolo, determinar como esta disfunção está ocorrendo e como deve ser corrigida, o Quiropraxista segue então para o Ajuste.

Para corrigir essa disfunção, o Quiropraxista faz uso do instrumento próprio da técnica, posicionado devidamente sobre um ponto específico. O instrumento dispara um impulso extremamente rápido, realizando assim o ajuste.


sexta-feira, 13 de maio de 2011

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Vídeo explicativo sobre Quiropraxia, de uma colega do sul do Brasil, vale a pena conferir!

terça-feira, 19 de abril de 2011

WFC Rio-2011 (Congresso Mundial de Quiropraxia)

Participei do Congresso Mundial de Quiropraxia - em abril de 2011 no Rio de Janeiro, abaixo junto com Dr. Arlan Fuhr (criador da Activator Method, no qual participei do seu curso) e na abertura do congresso.

WFC Rio-2011 (Congresso Mundial de Quiropraxia)