segunda-feira, 21 de maio de 2012

Pediatria




Você sabia que criança também precisa de quiropraxia?


Sabemos que o sistema nervoso é responsável pelo funcionamento de todos os órgãos do corpo. Uma vértebra desalinhada pode interferir com os nervos e conseqüentemente com o resto do corpo. Isso causa uma diminuição na capacidade que o corpo tem de manter o bom funcionamento (homeostase) e de se defender contra doenças (imunidade). Estudos comprovam que em 91-94% dos casos a quiropraxia reduz a cólica infantil em até duas semanas. Controla infecções de ouvido com apenas algumas sessões. Tem demonstrado excelentes resultados em casos de asma, alergias, epilepsia,... e o que é melhor, sem utilizar medicamentos nem procedimentos invasivos como cirurgias. A quiropraxia é um tratamento perfeito para recém-nascidos, crianças e adolescentes.


Porquê o bebê tem problemas de coluna?


Um estudo realizado na Alemanha (Gutmann, 1987) identificou a alterações musculo-esqueléticas na coluna cervical em 80% das crianças recém-nascidas estudadas. O parto é um processo que pode machucar os frágeis nervos e músculos do pescoço do bebê. Num parto complicado, dano a essas estruturas é comum, principalmente se houver utilização de fórceps ou sucção a vácuo para extração do bebê. Durante o seu primeiro ano, o bebê sofre quedas e pancadas ao aprender a engatinhar, levantar, andar e correr. Tais atividades, tão comuns no dia-a-dia de uma criança, pode causar estes problemas, que resultarão em uma diminuição no seu potencial de saúde.


O ajuste é seguro para um bebê?


O ajuste no recém-nascido é bem diferente daquele realizado no adulto. O doutor faz um movimento leve, gentil e específico para corrigir o desalinhamento articular. Em comparação à utilização de antibióticos e vacinas, o ajuste realizado por um doutor em quiropraxia é muito mais seguro. O quiropraxista é o único profissional capaz de detectar e corrigir este problema.


A partir de que idade a criança deve ser avaliada?


Quanto mais cedo melhor. Algumas maternidades nos Estados Unidos já trabalham com quiropraxistas avaliando recém-nascidos logo após o parto, e ao serem detectadas, as subluxações são imediatamente corrigidas. A quiropraxia é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento infantil. Durante o primeiro ano de vida, o bebê deve ser avaliado pelo menos cinco vezes: após o parto, quando começar a levantar a cabeça, quando começar a sentar, quando começar a engatinhar e quando começar a andar.


Porque mexer se meu filho não sente dor?


Por diversos motivos. Sabemos hoje que doenças como artrose, hérnia de disco e escoliose podem começar na infância. Aliás, quase sempre começam. As alterações articulares , frequentes na infância e adolescência, quando não corrigidas ao longo dos anos vão desgastando os ossos e os discos sem provocar sintomas, que só aparecem posteriormente. Independente da dor ou outros sintomas, sabemos que com um sistema nervoso sem interferências, o corpo funciona melhor. Melhor imunidade, menos doenças, menos remédios, melhor crescimento e desenvolvimento da criança. Mas o motivo principal é saber que a coluna também precisa de cuidados. Educamos nossos filhos desde os primeiros anos de vida a cuidarem dos dentes. Limpá-los algumas vezes por dia, não abusar de doces e visitar o dentista periodicamente. A saúde bucal é realmente importante na manutenção da saúde e prevenção de diversas doenças. Ora, a coluna, por abrigar a medula e os nervos é ainda mais importante para a saúde. O quiropraxista é o profissional que irá cuidar da coluna periodicamente, além de dar orientações sobre como se cuidar, mantendo a boa postura ao sentar, dormir, brincar, usar o computador,... A quiropraxia como prevenção e manutenção também traz grandes benefícios para a saúde.

fonte: http://www.suacoluna.com.br/coluna/