sábado, 11 de setembro de 2010

Quiropraxia

A Quiropraxia é uma ciência da saúde, que se dedica essencialmente, ao estudo do sistema nervoso e a correlação deste com as demais partes do corpo por meio da coluna vertebral.

O seu paradigma fundamenta-se na capacidade inata que cada indivíduo tem de se adaptar e manter-se saudável, tecnicamente descrito como HOMEOSTASE. Desta forma, ancorado no modelo biopsicossocial em conduta conservadora sem o uso de medicamentos ou cirurgias o Quiropraxista dedica-se por meios técnico-científicos a localizar possíveis interferências biomecânicas que direta ou indiretamente possam dificultar a comunicação do cérebro com as demais partes do corpo. Os Quiropraxistas denominam essas interferências de Complexo de Subluxação Vertebral – CSV, Descrito no Código Internacional de Doenças – CID10 sob o nº M – 99.1.

O CSV pode ser responsável pelas mais variadas formas de disfunções no organismo. Desde simples dores localizadas na musculatura esquelética, a questões mais complexas como dores de cabeça, hérnias de disco, sintomas de asmas, labirintites, entre muitas outras.

As estatísticas demonstram que as principais causas de procura aos quiropraxistas com resultados importantes seguem a seguinte ordem:

1º - Dores lombares, hérnias de disco, dores ciáticas;

2º - Dores no pescoço, LER/DORT, dores por tensão muscular;

3º - Cefaléia cervicogênica (dor de cabeça com origem no pescoço), sintomas de labirintites, zumbidos, problemas nas articulações dos ombros, punhos, tornozelos e joelhos.
A Quiropraxia, como profissão, tem suas próprias especializações. Assim, há a Quiropraxia Pediátrica; a Quiropraxia Esportiva; a Quiropraxia Veterinária; entre outras. Valoriza-se desde os primeiros estágios de crescimento e formação do ser humano e a típica fragilidade da infância, o apoio ao atletismo, nos eventos olímpicos inclusive nos animais da equitação até as adaptações da terceira idade e a fragilidade de quadros geriátricos avançados. Em todos os estágios da vida a quiropraxia pode atuar de forma eficiente e segura em conformidade com o que é preconizado pela OMS - Organização Mundial da Saúde na publicação de Genebra em 2005 no documento intitulado Diretrizes da OMS Sobre a Formação Básica e Segurança em Quiropraxia.
A Quiropraxia é assim definida pela Organização Mundial da Saúde: “... Uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações ...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.