terça-feira, 19 de junho de 2012

O que é a Quiropraxia?



Quiropraxia é a profissão na área da saúde que mais cresce em todo o mundo. Nos Estados Unidos já é a segunda mais utilizada pela população, atrás apenas da medicina. Faz parte do sistema de saúde de muitos países como EUA, Canadá, Austrália, Itália e Nova Zelândia. Aqui no Brasil, um projeto de lei está tramitando no congresso nacional visando a regulamentação da profissão. Existem dois cursos universitários no país.
A quiropraxia tem como objetivo promover a saúde através da manutenção do bom funcionamento do sistema nervoso. Porque isso é tão importante para o corpo? Como isso pode afetar a sua saúde? Estas são perguntas muito comuns que uma vez respondidas, ajudam a esclarecer por que a quiropraxia é tão importante na manutenção da saúde.
Sabemos que o corpo possui uma inteligência inata que faz com que ele esteja sempre buscando um equilíbrio.
Nossas vértebras, por serem móveis, têm o potencial de interferir com os impulsos nervosos se, por algum motivo, saírem mesmo que por milímetros da sua posição normal . A este problema chamamos de Complexo de Subluxação vertebral (CID M99.1). Subluxações podem acontecer em pessoas de qualquer idade, e só em estágios mais avançados, começam a causar dor.
O papel do quiropraxista é detectar as subluxações e corrigi-las com ajustes quiropráticos específicos feitos com as mãos, daí o nome Quiropraxia (keiros= mãos, práxis= realizar, em grego). O ajuste coloca a vértebra em sua posição e origem, eliminando o atrito que provoca o desgaste e degeneração  das articulações e restaurando o fluxo neurológico. Por isso podemos dizer que a quiropraxia, além de ser um tratamento neurológico, é também um tratamento biomecânico eficaz na prevenção e manutenção de doenças degenerativas como artrose e hérnia de disco.
O quiropraxista é considerado como profissional de atendimento primário, o que descarta a obrigatoriedade de uma consulta médica antes do atendimento quiroprático. O quiropraxista sempre realiza um exame no paciente antes de começar o tratamento. Sendo encontradas alterações que fogem ao escopo profissional da quiropraxia, o paciente é encaminhado para o médico ou fisioterapeuta. Alterações como osteoporose, tumores ósseos, fraturas,... Exigem que o profissional tenha um cuidado especial. Os ajustes são indolores e, quando bem aplicados, não machucam nem lesionam o corpo. A quiropraxia é indicada para todas as pessoas de todas as idades, do recém-nascido ao idoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.