quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Novo Site

Mais uma opção sobre informações sobre Quiropraxia, Acupuntura e Aikido em Sorocaba:

www.quirosorocaba.webnode.com

Entrega de Certificados aos Quiropraxistas Pioneiros no Brasil

Recebi no dia 09/12/2012 em um almoço no Terraço Itália em São Paulo, o certificado da Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ) que reconhece como Quiropraxista pioneiro no Brasil, após o curso de atualização de 2 anos.

 Juliana Piva (presidente da ABQ e João Carlos

Grupo de pioneiros que receberam o certificado de reconhecimento

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

É possível resultados com 1 sessão de Quiropraxia?



Muitas vezes observamos na clínica diversas ligações querendo uma consulta para "colocar o nervo no lugar", "desentortar a coluna"ou mesmo "destravar o corpo". Muitos profissionais sem formação e não formalizados vendem esse tipo de situação, o milagre da única sessão.

A Quiropraxia está preocupada com a Qualidade de Vida das pessoas. Forma de como ela se relaciona com o corpo e corpo com o meio onde vivemos em relação potencial que existe em cada pessoa concernente aos músculos, articulações e funções neurológicas. A sinergia dessas partes do corpo faz com que elevamos o patamar de qualidade de vida em praticamente todos os aspectos.

Quando converso com algumas pessoas sobre a Quiropraxia e como deve-se desenvolver um tratamento, muitas ficam espantadas no sentido de precisar de um tempo a mais que imaginava. A formação da dor lombar, por exemplo, não vem simplesmente de um aspecto doloroso no local e sim da forma que a pessoa se comporta com o meio em relação a utilização de sua coluna. Certamente o ajuste na Quiropraxia trará um alívio evidente e muitas vezes imediato. Mas a ausência de dor não significa necessariamente a ausência da causa. Passa-se muito tempo funcionando de maneira inadequada a coluna neste caso, fixando ao nosso corpo a idéia de funcionamento adequado porém os pequenos detalhes como posicionamento da vértebra e todo complexo neurológico e muscular que envolve o local sofre alterações profundas antes mesmo que vire dor. O ajuste funciona como um estimulo para o corpo mudar o paradigma fixado pelo maus hábitos, promovendo a volta do funcionamento neuro-musculo-esquelético a sua normalidade. Assim obtemos a ausência de dor e a mudança consistente na forma de como o corpo do acometido se comporta no meio.

Para que isso se desenvolva, é necessário tempo. Nada acontece sem que haja um tempo para maturação. Assim é o Ajuste para a correção. Sair de um ciclo vicioso de dor e má funcionamento e retornar ao um ciclo virtuoso necessita de estímulos corretos para reensinar o corpo a funcionar perfeitamente. Neste contexto, a dor ao desaparecer, não quer dizer a solução do problema, mas um começo promissor. Ir e cumprir o caminho traçado pelo seu Quiropraxista certamente trará benefícios prolongados para sua vida. Não se deixe enganar com "o milagre de 1 sessão" que vendem por aí.




fonte: http://www.quiropraticando.blogspot.com.br/

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Kinesio Taping




O método Kinesio Taping foi inventado pelo Quiropraxista Dr Kenzo Kase na década de 70 no Japão, com o objetivo de ser um tratamento entre as sessões de quiropraxia, e para isso ele desenvolveu a bandagem Kinesio. Primeiramente utilizado em clínicas de reabilitação, depois tomou proporções internacionais devido a sua utilização nas Olimpíadas de 1988 em Seoul, sendo introduzida nos EUA em 1995, e na década seguinte no Brasil. Nas Olimpíadas de Beijing, em 2008 mais de 200 atletas utilizaram a Kinesio Taping durante a competição.


A Kinesio Taping é uma técnica de bandagem terapêutico para atletas e pacientes - independentemente do perfil do paciente, todos podem beneficiar-se. Indicada em lesões agudas e crônicas com o objetivo de dar suporte e estabilização muscular, articular e permite aos pacientes uma melhor recuperação. É uma ferramenta importante para a prevenção e reabilitação seja no meio esportivo ou na prática clínica.


Atualmente João Carlos oferece mais esta técnica a seus paciêntes.




terça-feira, 19 de junho de 2012

O que é a Quiropraxia?



Quiropraxia é a profissão na área da saúde que mais cresce em todo o mundo. Nos Estados Unidos já é a segunda mais utilizada pela população, atrás apenas da medicina. Faz parte do sistema de saúde de muitos países como EUA, Canadá, Austrália, Itália e Nova Zelândia. Aqui no Brasil, um projeto de lei está tramitando no congresso nacional visando a regulamentação da profissão. Existem dois cursos universitários no país.
A quiropraxia tem como objetivo promover a saúde através da manutenção do bom funcionamento do sistema nervoso. Porque isso é tão importante para o corpo? Como isso pode afetar a sua saúde? Estas são perguntas muito comuns que uma vez respondidas, ajudam a esclarecer por que a quiropraxia é tão importante na manutenção da saúde.
Sabemos que o corpo possui uma inteligência inata que faz com que ele esteja sempre buscando um equilíbrio.
Nossas vértebras, por serem móveis, têm o potencial de interferir com os impulsos nervosos se, por algum motivo, saírem mesmo que por milímetros da sua posição normal . A este problema chamamos de Complexo de Subluxação vertebral (CID M99.1). Subluxações podem acontecer em pessoas de qualquer idade, e só em estágios mais avançados, começam a causar dor.
O papel do quiropraxista é detectar as subluxações e corrigi-las com ajustes quiropráticos específicos feitos com as mãos, daí o nome Quiropraxia (keiros= mãos, práxis= realizar, em grego). O ajuste coloca a vértebra em sua posição e origem, eliminando o atrito que provoca o desgaste e degeneração  das articulações e restaurando o fluxo neurológico. Por isso podemos dizer que a quiropraxia, além de ser um tratamento neurológico, é também um tratamento biomecânico eficaz na prevenção e manutenção de doenças degenerativas como artrose e hérnia de disco.
O quiropraxista é considerado como profissional de atendimento primário, o que descarta a obrigatoriedade de uma consulta médica antes do atendimento quiroprático. O quiropraxista sempre realiza um exame no paciente antes de começar o tratamento. Sendo encontradas alterações que fogem ao escopo profissional da quiropraxia, o paciente é encaminhado para o médico ou fisioterapeuta. Alterações como osteoporose, tumores ósseos, fraturas,... Exigem que o profissional tenha um cuidado especial. Os ajustes são indolores e, quando bem aplicados, não machucam nem lesionam o corpo. A quiropraxia é indicada para todas as pessoas de todas as idades, do recém-nascido ao idoso.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Pediatria




Você sabia que criança também precisa de quiropraxia?


Sabemos que o sistema nervoso é responsável pelo funcionamento de todos os órgãos do corpo. Uma vértebra desalinhada pode interferir com os nervos e conseqüentemente com o resto do corpo. Isso causa uma diminuição na capacidade que o corpo tem de manter o bom funcionamento (homeostase) e de se defender contra doenças (imunidade). Estudos comprovam que em 91-94% dos casos a quiropraxia reduz a cólica infantil em até duas semanas. Controla infecções de ouvido com apenas algumas sessões. Tem demonstrado excelentes resultados em casos de asma, alergias, epilepsia,... e o que é melhor, sem utilizar medicamentos nem procedimentos invasivos como cirurgias. A quiropraxia é um tratamento perfeito para recém-nascidos, crianças e adolescentes.


Porquê o bebê tem problemas de coluna?


Um estudo realizado na Alemanha (Gutmann, 1987) identificou a alterações musculo-esqueléticas na coluna cervical em 80% das crianças recém-nascidas estudadas. O parto é um processo que pode machucar os frágeis nervos e músculos do pescoço do bebê. Num parto complicado, dano a essas estruturas é comum, principalmente se houver utilização de fórceps ou sucção a vácuo para extração do bebê. Durante o seu primeiro ano, o bebê sofre quedas e pancadas ao aprender a engatinhar, levantar, andar e correr. Tais atividades, tão comuns no dia-a-dia de uma criança, pode causar estes problemas, que resultarão em uma diminuição no seu potencial de saúde.


O ajuste é seguro para um bebê?


O ajuste no recém-nascido é bem diferente daquele realizado no adulto. O doutor faz um movimento leve, gentil e específico para corrigir o desalinhamento articular. Em comparação à utilização de antibióticos e vacinas, o ajuste realizado por um doutor em quiropraxia é muito mais seguro. O quiropraxista é o único profissional capaz de detectar e corrigir este problema.


A partir de que idade a criança deve ser avaliada?


Quanto mais cedo melhor. Algumas maternidades nos Estados Unidos já trabalham com quiropraxistas avaliando recém-nascidos logo após o parto, e ao serem detectadas, as subluxações são imediatamente corrigidas. A quiropraxia é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento infantil. Durante o primeiro ano de vida, o bebê deve ser avaliado pelo menos cinco vezes: após o parto, quando começar a levantar a cabeça, quando começar a sentar, quando começar a engatinhar e quando começar a andar.


Porque mexer se meu filho não sente dor?


Por diversos motivos. Sabemos hoje que doenças como artrose, hérnia de disco e escoliose podem começar na infância. Aliás, quase sempre começam. As alterações articulares , frequentes na infância e adolescência, quando não corrigidas ao longo dos anos vão desgastando os ossos e os discos sem provocar sintomas, que só aparecem posteriormente. Independente da dor ou outros sintomas, sabemos que com um sistema nervoso sem interferências, o corpo funciona melhor. Melhor imunidade, menos doenças, menos remédios, melhor crescimento e desenvolvimento da criança. Mas o motivo principal é saber que a coluna também precisa de cuidados. Educamos nossos filhos desde os primeiros anos de vida a cuidarem dos dentes. Limpá-los algumas vezes por dia, não abusar de doces e visitar o dentista periodicamente. A saúde bucal é realmente importante na manutenção da saúde e prevenção de diversas doenças. Ora, a coluna, por abrigar a medula e os nervos é ainda mais importante para a saúde. O quiropraxista é o profissional que irá cuidar da coluna periodicamente, além de dar orientações sobre como se cuidar, mantendo a boa postura ao sentar, dormir, brincar, usar o computador,... A quiropraxia como prevenção e manutenção também traz grandes benefícios para a saúde.

fonte: http://www.suacoluna.com.br/coluna/

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Conhecendo um pouco da Técnica Diversificada


A Técnica Diversificada é extremamente eclética e diferente das outras técnicas, não possui terminologia própria, como SOT e as categorias, Activator Methods e as possibilidades, Thompson e os Derifields, etc. Os termos usados são mais gerais como subluxação e ajuste.

Por ser uma técnica de Quiropraxia, seu objetivo ainda é o mesmo que as demais, encontrar e corrigir as subluxações. Para isso, os quiropraxistas que utilizam a diversificada valem-se da palpação, raio-x, leg check, termografia, e alguns outros métodos que determinam qual vértebra está comprometida e precisa de ajuste.

Esses ajustes, podem ser realizados através de manobras de alta velocidade como manipulação articular, mas existem também os procedimentos de mobilização e as ferramentas como Drop Table e instrumentos de ajuste. Não há uma regra ou padrão em termos de protocolo, que limite o quiropraxista nessa escolha.

Apesar de alguns optarem por ajustar somente a coluna, muitos dos quiropraxistas que aderem à diversificada trabalham com extremidades, e agregam terapias complementares para tecidos moles, instruções sobre bons hábitos posturais e nutricionais, etc. Tudo isso costuma depender da “escola” adotada pela Universidade.


fonte: http://atlasdequiropraxia.blogspot.com.br

terça-feira, 20 de março de 2012

O que é o ajuste?

Ajustes são os procedimentos realizados pelos Quiropraxistas para remover as Subluxações. Estes procedimentos eram em sua maioria manuais, mas hoje existem algumas técnicas que utilizam-se de aparelhos, como por exemplo as técnicas Ativador e Atlas Orthogonal.

Ajuste Manual
Ajuste com Ativador











Atualmente há uma forte associação da Quiropraxia com o famoso "estalar de ossos". Essa associação é compreensível, visto que muitos Quiropraxistas fazem uso das técnicas manuais para ajustar, mas que consequentemente "estalam".

O importante é saber que apesar dos "estalos" ocorrerem na maioria das vezes, eles não possuem relação direta com o Ajuste, eles são mais como uma consequência da técnica manual (Manipulação articular). O Quiropraxista reavalia a vértebra após ajustar, tendo ela "estalado" ou não, pois seu objetivo é remover a subluxação.

fonte: http://atlasdequiropraxia.blogspot.com.br/

segunda-feira, 5 de março de 2012

Estudo: Quiropraxia gera uma economia de 40% em gastos com dor lombar


A Associação Americana de Quiropraxia (ACA) anunciou no dia 16 de novembro os resultados obtidos numa pesquisa que contou com a participação de 85.000 beneficiários do plano de saúde Blue Cross Blue Shield (BCBS) nos EUA.  O estudo concluiu que a quiropraxia gera uma economia de 40% nas despesas com tratamento para dor lombar em comparação às despesas do tratamento médico.

imageA dor lombar, ou lombalgia, é um importante problema de saúde pública. Mais de 85% dos norte-americanos sentem dor lombar em algum momento da vida. Os efeitos desse problema se refletem não só na redução da produtividade dos trabalhadores, mas também nos gastos anuais de cerca de 50 bilhões de dólares com tratamentos de saúde – fazendo do tratamento da lombalgia um dos 10 mais caros nos EUA.
O estudo observou grupos totalmente cobertos pelo seguro de saúde BCBS do Tennessee ao longo de dois anos. A população do estudo teve acesso livre a médicos e quiropraxistas, sem limite de consultas e sem diferenças nos custos aos pacientes.
Os pesquisadores estimam que haveria uma economia anual de 2,3 milhões de dólares se o atendimento inicial com Quiropraxia fosse liberado pelo plano de saúde em casos de lombalgia. A pesquisa está disponível online e também será publicada em dezembro de 2010 na revista JMPT.
image“Como quiropraxistas, nós sabemos que nosso tratamento muitas vezes ajuda os pacientes a evitar ou reduzir os gastos com tratamentos mais caros, como os medicamentos e a cirurgia. Este estudo confirma o que vemos na nossa prática diária”, disse o quiropraxista Rick McMichael, presidente da ACA. “Também demonstra o valor da Quiropraxia em um momento crítico, quando nossa nação está tentando reformar o seu sistema de saúde e controlar os gastos.”
ACA – American Chiropractic Association (Associação Americana de Quiropraxia) é a maior associação de Quiropraxia nos Estados Unidos. A ACA promove os mais altos padrões de ética e de cuidado do paciente, contribuindo para a saúde e bem-estar de milhões de pacientes de Quiropraxia. A associação equivalente no Brasil é a ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia).

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Por que os remédios tem sua ação limitada na Hérnia de Disco?




Falar de medicamento pode soar estranho para um Quiropraxista. Afinal, baseamos todos os nossos procedimentos por vias manuais e físicas. Porem como todos sabem a medicação do paciente quem vem ao Quiropraxista deve ser entendida como parte integrante do histórico clínico.
O que observamos é que, na maioria das vezes, os pacientes vem ao consultório queixando-se do remédio que não faz o efeito esperado, especialmente se a condição for uma hérnia discal.
A hérnia discal acontece quando o disco que está entre as vertebras cria um pequeno abaulamento em direção a medula ou em direção as raízes nervosas situadas nos forames intervertebrais.
Como o disco é uma estrutura física com uma certa densidade, ao ocupar o espaço da medula espinal ou nervo, acaba comprimindo a passagem da função neurológica normal dos nervos acometidos.
Ao mesmo tempo ocorre o processo inflamatório na região acometida.
Por esta breve explicação podemos observar que a utilização de fármacos está limitada a melhora do processo inflamatório. Agora, quem poderá descomprimir a passagem das estruturas neurológicas? Sendo essas estruturas a causa do problema.
Então entra o Quiropraxista, que através de procedimentos manuais e físicos, visa restaurar a função neurológica e mecânica da região acometida.
Se o tratamento for feito por medicamentos, irá nos faltar a parte mais importante nesta condição, que é a solução da causa do problema, ou seja, descomprimir o nervo.
A reabilitação física através da Quiropraxia é tão importante que transforma a medicação em um item secundário ao tratamento.

fonte: http://www.quiropraticando.blogspot.com/2012/02/por-que-os-remedios-tem-sua-acao.html

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dores no pescoço: Quiropraxia e exercícios são mais eficazes do que medicamentos



Dores no pescoço podem ser incômodas e persistentes. Segundo dados da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), cerca de 5 milhões de brasileiros sofrem diariamente com o problema. Publicado no “The Annals of Internal Medicine”, um estudo norte-americano indica que a prática de exercícios simples e tratamento quiroprático - que consiste na manipulação e ajustamento da coluna cervical - apresentam resultados melhores do que medicamentos no tratamento de dores no pescoço.

A nova pesquisa analisou 272 adultos com dores persistentes na região do pescoço. Os voluntários foram divididos em três grupos: o primeiro foi submetido a sessões regulares de quiropraxia com profissional especializado. O segundo grupo ingeriu analgésicos, como paracetamol, e relaxantes musculares para cessar as dores. Já o terceiro grupo de voluntários praticou exercícios para o pescoço de simples execução, sob orientação de um fisioterapeuta, em casa.

Medicamentos são menos eficazes na redução da dorEm três meses de análise, os voluntários dos dois grupos que não consumiram medicamentos apresentaram melhora significativa quando comparados àqueles que ingeriram remédios para dor. Entre os voluntários que não ingeriram remédios para a dor, 57% dos que foram submetidos a tratamentos com quiropráticos e 48% dos voluntários que praticaram exercícios simples relataram redução de 75% das dores no pescoço. No grupo que consumiu analgésicos e relaxantes musculares a diminuição da dor não ultrapassou 33%.

Os pesquisadores ainda alertam que o uso prolongado de medicamentos para redução de dores no pescoço pode causar problemas gastrointestinais. Também chamada de cervicalgia, as dores no pescoço são apontadas pela Ensp/Fiocruz como a maior causa para afastamentos no trabalho.